Santa Maria celebra feriado do Dia da Consciência Negra com ampla programação

Santa Maria celebra feriado do Dia da Consciência Negra com ampla programação

Arte: Rusha Silva

Em 2024, 20 de novembro será especial. Essa é a primeira vez que o Dia da Consciência Negra, instituído pela Lei 12.519/2011 e reiterado pela Lei 14.759/2023, será feriado em todo o país. Até 2018, estima-se que apenas 1.074 municípios brasileiros tratavam o 20 de novembro como feriado. 

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

A data, que é sinônimo de reflexão, resistência e luta para os movimentos negros, remete à data do assassinato do líder quilombola e um dos personagens da resistência africana contra as tropas portuguesas, Zumbi dos Palmares, em 1695. 

Embora o fato tenha ocorrido há 329 anos, a realidade vivida por Zumbi não é muito diferente do que vemos hoje. Além do genocídio e da fome, ainda chamam a atenção a falta de oportunidades e de representatividade da população negra em postos de decisão, sendo que a mesma corresponde a 55,4% dos mais de 203 milhões de brasileiros, conforme o Censo Demográfico 2022 divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022. 

A reflexão sobre o atual cenário deve fazer parte da programação de municípios gaúchos para a data. Um deles é Santa Maria. Na cidade, as atividades foram organizadas pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), com o apoio da prefeitura de Santa Maria. 

Foto: Arianne Lima (Diário)

Compir 

Criado a partir da Lei 6.298/2018, um dos objetivos do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial é fiscalizar políticas públicas, programas, projetos e ações voltadas à promoção da igualdade racial, além de atuar no controle social dessas ações. Para isso, o conselho é composto por 13 membros titulares (e respectivos suplentes), sendo seis representantes da prefeitura (Casa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Educação, Secretaria da Saúde e Secretaria de Cultura) e sete da Sociedade Civil. Para a enfermeira e presidente interina do Compir, Leila Coutinho, a proporção tem um significado: 

– A Sociedade Civil é mais que 50% do conselho. Somos a maioria no direito de voto e decisão, o que é importante. Dentro do conselho, temos representatividade da cultura, religião, mulheres, juventude, comunidades indígena e quilombola. Essas são as representatividades dentro do movimento que precisamos ter, além de suplentes, porque quando um não consegue, o outro vem. Estamos bem organizados nesse sentido de os movimentos sociais da nossa cidade estarem dentro desse conselho. 

Para Leila, o trabalho realizado pelo Conselho torna-se ainda mais importante quando são considerados os dados sobre a população negra em Santa Maria. Em 2022, 21% dos 271.735 habitantes santa-marienses se declararam pretos ou pardos para o Censo Demográfico do IBGE.

– Nosso trabalho é voluntário, mas buscamos ir aos lugares e cobrar os órgãos competentes. Muitos perguntam o porquê de não postarmos sobre nossas ações. O que a população precisa entender é que trabalhamos, na grande maioria, com pessoas e situações de vulnerabilidade. Então, não tem como postar, porque é muito fácil de identificar. Estamos sempre indo nas escolas, conversando e debatendo pautas importantes durante 365 dias, e não apenas em novembro – diz a presidente. 

Festividades 

Em 2024, o Dia da Consciência Negra será celebrado na Praça Saldanha Marinho com o evento “Tributo a Zumbi dos Palmares”. Segundo Leila, a ideia teria surgido durante uma reunião do Compir realizada em agosto: 

Estávamos em uma reunião, construindo o dia 20 de novembro. Na ocasião, falamos em fazer uma feira preta, como ocorre em outros Estados. Todas as conselheiras que estavam no dia acordaram. Nessa feira preta, teremos nossas mulheres e nossos homens mostrando o próprio trabalho, sendo na grande maioria mulheres negras que vivem na periferia e que estão na luta. Queremos dar visibilidade e levá-las para o centro de Santa Maria. Mostrar o que nossas mulheres produzem. Além da feira, vamos trazer os nossos artistas pretos para a Praça e o Theatro Treze de Maio. Então, o 20 de novembro vai ser de protagonismo de e para o povo preto. 

As atividades deste ano contam com o apoio da prefeitura de Santa Maria, enfatizando ainda mais a importância da programação na cidade.

– Fomos construindo, marcando reuniões e dialogando sobre a importância deste primeiro feriado para Santa Maria. Para marcar a data, trabalhamos dentro de um processo. Em setembro, eu consegui entregar a construção do que queríamos fazer, o que foi importante para conseguir reservar a praça, buscar parcerias e até o apoio das secretarias. Como conseguimos construir esse 20 de novembro, eu tenho certeza que ele será bem maior no ano que vem – conclui a presidente interina do Compir. 

Leila (na foto) faz parte da organização do Tributo a Zumbi dos Palmares, que ocorrerá nesta quarta-feira em Santa Maria Foto: Arianne Lima (Diário)

Identidade Visual 

A arte que estampa essa matéria é da artista visual Rhaianny Silva Pinto, 28 anos, conhecida artisticamente como Rusha. Com 3 anos de carreira, a santa-mariense já expôs obras em Porto Alegre, Rio de Janeiro, Santa Catarina e até mesmo, em Munique, na Alemanha. A identidade visual do Dia da Consciência Negra 2024 foi criada pela artista a convite do Compir e do Museu Treze de Maio. Em entrevista ao Diário, ela falou sobre a concepção da obra: 

Busquei trazer a força coletiva e ancestral que forma nosso povo negro, com elementos como a dança, a arte, a música, a luta, a espiritualidade e a resistência do nosso povo. Além disso, a obra traz a grandeza das mulheres negras enquanto pilares da nossa sociedade

Conforme Rusha, a identidade visual é apenas uma das homenagens feitas ao povo, que tem contribuído de inúmeras formas na construção no país. 

Tenho certeza que será de uma força tremenda, pois pela primeira vez o dia 20 será feriado nacional. Estaremos em coletivo, celebrando a riqueza de nossa cultura, assim como homenageando todos os nossos antepassados. Isso é revolucionário – afirma a artista visual.

Arte de Rusha celebra a luta e homenageia as gerações passadas Foto: Fabiano Marques (arquivo/Diário)

Programe-se!

Tributo a Zumbi dos Palmares – 20 de novembro

  • Quando – Hoje, a partir das 15h30min
  • Onde – Na Praça Saldanha Marinho
  • Atividades – Feira Preta, desfile de moda afro, atividades educativas e jogos, show “Eveliny Samba Raiz”, espetáculo “Nossos Passos vêm de Longe” (no Theatro Treze de Maio) - Ingressos aqui 

Expositores e instituições que participarão da Feira Preta 2024

  • Tania Maria Paz da Silva (artesanato)
  • Mara Fagundes (alimentos e bebidas)
  • Nayara Mattos (alimentos e bebidas)
  • Maria Helena Ferreira Nunes (artesanato)
  • Sabrina Porto (artesanato)
  • Renata Gonçalves (artesanato)
  • Rosane Garcia da Silva (joias)
  • Rusha Silva (artesanato)
  • Justina Monteiro (roupas)
  • Liana Mello Ferreira (alimentos e bebidas)
  • Nadia Ajalla (alimentos e bebidas)
  • Rosicler Marques Flores (roupas)
  • Carmen Maria Costa Borges (arte)
  • Fernanda de Figueiredo Ferreira (alimentos e bebidas)
  • PET Saúde e Equidade UFSM (educação)
  • Articulação Nacional da Enfermagem Negra - Anen (educação)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

População negra busca espaço na política para mudar realidade Anterior

População negra busca espaço na política para mudar realidade

Confira o que abre e o que fecha no feriado do Dia da Consciência Negra em Santa Maria e outras 5 notícias Próximo

Confira o que abre e o que fecha no feriado do Dia da Consciência Negra em Santa Maria e outras 5 notícias

Geral